GAIA

GAIA

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Patologias religiosas

Dom Orlando Brandes arcebispo de Londrina,PR.Escreveu um artigo sobre as patologias religiosas,artigo interessante.
Ele começa,falando sobre o FUNDAMENTALISMO que consiste em interpretar os escritos religiosos ao pé da letra,não há lugar para interpretação,mas para o fanatismo,a ideologia e interesses de classes.Diz ainda que o fundamentalismo impede o ecumenismo.
O INDIFERENTISMO afirma que todas as religiões são iguais ou que elas são desnecessárias.Para o indiferentismo a religião depende do gosto de cada um,o indiferentismo ignora a transcendência e a abertura ao divino,a fé e a opção de fé.
O PROSELITISMO é a manobra,a tática,pra conquista fiéis,com propaganda à custa de condenações das outras religiões.O proselitismo é antiético,interesseiro,sectário.
A IDOLATRIA são coisas que divinizamos e colocamos no lugar de Deus.Os ídolos mais adorados pela humanidade são:o dinheiro,o poder e o sexo.Estas realidades são absolutizadas,divinizadas,endeusadas.Vencemos a idolatria com o primeiro mandamento,a conversão do coração,a fé em Deus uno e único.
O RITUALISMO é o cuidado com as aparências,as normas e as leis,mas o coração esta longe de Deus e do próximo.Vencemos o ritualismo com a vida interior profunda,a caridade e a misericordia,a oração e a ação.
O FANATISMO é o excessivo apego religioso,defesa apaixonada e cega da religião ou de elementos religiosos que leva a intolerância,rigidez,exaltação,violência e animosidade.a superação do fanatismo se faz com o diálogo interreligioso,a relação entre ciência e fé.
A MUNDANIDADE ESPIRITUAL é fazer da religião,do altar,da igreja um pedestal para projeção de si,exibicionismo,busca do prestigio,fama,Deus vem em segundo lugar e serve de trampolim para a vaidade humana.É preciso aqui a purificação do coração,a conversão interior.
A GUERRA RELIGIOSA mentiras de uma religião contra a outra.Precisamos de unidade,tolerância,diálogo e respeito.
O RIDÍCULO a religião é fascinante,mas o ridículo ronda o mundo religioso,onde há fanatismo,magia,falta de teologia,discrepância entre ciência,beatices,crendices,esquisitices e radicalismo estão longe da verdadeira religião e são expressões ridículas da experiência religiosa.
O INTIMISMO é a fé sem obras,religião sem amor fraterno,oração sem ação.O intimismo religioso é o culto só com os lábios.
FONTE;www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário