GAIA

GAIA

quarta-feira, 14 de abril de 2010

AQUILO POR QUE VIVE

Três paixões,simples,mas irresistivelmente fortes,governaram-me a vida:
-O anseio de amor;
-A busca do conhecimento;
-A dolorosa piedade pelo sofrimento da humanidade.
Tais paixões,como grandes vendavais,impeliram-me para aqui e acolá,em curso instável,por sobre profundo oceano de angústia,chegando às raias do desespero.

Busquei,primeiro o AMOR,porque ele produz êxtase,um êxtase tão grande que,não raro,eu sacrificava todo o resto da minha vida,por poucas horas dessa alegria.Ambicionava-o,ainda,porque o amor nos liberta da solidão,essa solidão terrivel através da qual a nossa trêmula percepção observa,além dos limites do mundo,esse abismo frio e exânime.Busquei-o,finalmente,porque vi na união do amor,uma miniatura mística,algo que prefigurava a visão que os santos e poetas imaginavam.Eis oque busquei e,embora isso possa parecer demasiado bom para a vida humana,foi isso que -afinal-encontrei.

Com paixão igual,busquei o conhecimento.Eu queria compreender o coração dos homens.Gostaria de saber por que cintilam as estrelas.E procurei apreender a força pitagorica pela qual o número permanece acima do fluxo dos acontecimentos,um pouco disto mas não muito,eu o consegui.

Amor e conhecimento,até ao ponto em que são possíveis,conduzem para o alto,rumo ao céu.Mas a piedade sempre me trazia de volta à terra.Ecos de gritos de dor ecoavam em meu coração,crianças famintas,vitimas,torturadas por opressores,velhos desvalidos a constituir um fardo para seus filhos,e todo um mundo de solidão,pobreza e sofrimentos,convertem numa irrisão o que deveria ser a vida humana.Anseio por aliviar o mal,mas não posso,e também sofro.
Eis o tem sido a minha vida.Tenho-a considerado digna de ser vivida e, de bom grado,tornaria a vivê-la,se me fosse dada tal oportunidade.
(Bertrand Russel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário