GAIA

GAIA

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Caminho Neocatecumenal / parte 1

É um itinerário de formação cristã,iniciado na Espanha em 1964,por iniciativa do pintor e músico Kiko Arguello e de Carmem Hernandez,como resposta às novas diretrizes trazidas pelo Concilio VaticanoII.
Mas tarde se uniria a eles o sacerdote Mario Pezzi.A igreja católica reconhece o caminho neocatecumenal como "um itinerário de formação católica" valido para a sociedade e os dias de hoje que busca a redescoberta do Batismo.
O caminho foi iniciado pelo pintor Kiko Aguello,convertido do existencialismo ateu, e pela missionária Carmem Hernandez,ambos espanhóis,na miseravel favela de Palomeras Altas em Madri,em 1964,sob a forma de formação a iniciação catequética e evangelização para adultos afastados.
A originalidade do caminho é ter encontrado uma síntese catequética no estilo dos evangelizadores dos primeiros séculos de cristianismo,válida tanto para os batizados,praticantes ou não,como aos não-cristãos: a centralidade do Kerigma,do anúncio de Cristo morto e ressuscitado,e a vivência em pequenas comunidades,cuja finalidade é o amadurecimento na fé e a intenção plena de seus membros na paróquia.
O processo se inicia com uma catequização kerigmática,onde se constitui uma comunidade,e conclui,depois de vários anos e várias etapas,com a renovação solene das promessas batismais,diante do bispo diocesano,a quem a comunidade se oferece para ajudar nas necessidades pastorais da paróquia.
Assim,as primeiras comunidades nasceram em paróquias espanholas de Zamora,Madri, posteriormente no ano de 1967,eram dadas as primeiras catequeses iniciais na paróquia dos Santos Mártires canadenses em Roma,hoje,porém,o caminho encontra-se presente em cerca de 5 mil paróquias dos cinco continentes.
Segundo explicou seus iniciadores,o caminho responde concretamente a muitas das instituições pastorais do concílio vaticanoII, como o redescobrimento da Vigília Pascal,a participação evangelizadora dos leigos ou a potenciação dos seminários diocesanos.Talvez a mais nova seja o envio de Famílias em Missão.
Desde seu início do caminho,as atitudes dos diferentes Papas,desde PauloVI até BentoXVI,foram favoráveis para com o caminho neocatecumenal,especialmente João PauloII.
Em 29 de junho de 2002,foram aprovados por decreto deste mesmo conselho os estatutos do caminho "Ad experimentum" durante um período de cinco anos,que conclui com a presente aprovação definitiva.
Em 13 de junho de 2008,o cardeal Stanislaw Rylko,o atual presidente do pontifício conselho para os leigos,entregou aos iniciadores do caminho neocatecumenal,o decreto de aprovação definitiva dos estatutos dessa realidade eclesial "Ad Eternum".

-ORIGEM DA TERMINOLOGIA E PEDAGOGIA CATEQUÉTICA
Na igreja primitiva,quando alguém queria tornar-se cristão,tinha que fazer um itinerário de formação ao cristianismo,que se chamava "catecumenato',da palavra "catechéo",que significa "ressonância",escuta.
O processo de secularização tem levado muitos a abandonar a fé e a igreja.Por isso,é necessário abrir de novo um itinerário de formação ao cristianismo.
O neocatecumenato é uma síntese teológico catequética,um catecismo,um catecumenato para adultos,um itinerário de formação cristã para o homem contemporâneo.
Na igreja primitiva,o catecumenato estava formado por uma síntese entre palavra(kerigma),moral e liturgia.A igreja antiga tinha sobretudo um kerigma,isto é,um "anuncio da salvação".

obs:continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário