GAIA

GAIA

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"Maria,irmã de todos os seres humanos".

Em o livro "Maria nossa irmã" de Tullio F.Ossanna.Lemos a respeito de Maria:Desde o cenáculo até hoje,a igreja olhou para Maria nos momentos de maior necessidade.A história dos dogmas marianos acompanha as vicissitudes históricas,as dificuldades de fé e de práxis.Das catacumbas às catedrais,das universidades às igrejas locais,dos centros monásticos às obras de caridade, da ação santificadora à pastoral, Maria sempre inspira e guia a Igreja.
Maria está presente na Igreja que ora como modelo orante.
Maria está presente na fé que a Igreja transmite, como modelo dos crentes e evangelizadora silenciosa.
Maria está presente na ação missionária dos grupos e dos movimentos eclesiais,suscitados pelo Espírito,em uma admirável variedade de formas, no decorrer de toda a história do povo de Deus.
A Lumen gentium define-a "modelo e tipo,mãe da Igreja".Maria guia a renovação e a reevangelização do mundo,de acordo com quatro prospectiva:uma Igreja evangelizante,uma Igreja a serviço do ser humano.
Nesse esforço de renovação,a igreja se espelha em Maria e contemporaneamente a apresenta ao mundo com o semblante mais humano,mais próximo de cada ser humano:um semblante de mulher.
Em seu estudo A nova era de Deus,escrito por Elizabeth Moltmann,de fé protestante nos diz:liberdade,igualdade,sororidade,palavras-símbolos da Revolução Francesa deveriam aparecer para apresentar a nova imagem da mulher.Mas já há uma mulher que,no plano de Deus,substitui a mulher vista como o protótipo de toda fragilidade humana:Maria substitui Eva.Maria é livre,como Adão antes da culpa.Irmã do ser humano.
C.Journet escrevia alguna anos atrás:"a união fundamental entre toda a humanidade pecadora e seu redentor.Só é realizavel se uma mulher dentre nós,a nossa irmã Maria,aceitasse se tornar mãe de Deus e não fugisse diante da mais extraordinária missão de que poderia ser encarregada uma pura criatura humana".
No Documento de Puebla,se diz que "Maria reaviva o coração filial que vive em cada ser humano,fazendo crescer nossa fraternidade".
Leonardo Boff, em seu O rosto materno de Deus, diz:"Maria representou toda a humanidade,porque estava unida à humanidade.No céu acompanha o caminho de seus irmãos,vê a felicidade de seus irmãos.
P.Hamon escreve:"Ela é de minha raça,e embora sendo minha mãe é também minha irmã".
V. Macca:"Maria é irmã ao viver o ideal da oração comtenplativa".
P.Gionola:"Maria é irmã no discipulado de Cristo".
O.van Asseldonk:"A relação de Maria com Cristo é de esposa,mãe e irmã.
Em fim junto a este pupular de esperanças e de sinais de impaciência,se manifesta sempre mais claramente o semblante e a esperança de Maria,cujos títulos se multiplicam:mãe, modelo,rainha,imaculada,mulher veraz,corredentora,assunta,entre outros tantos.
Neste momento,parece providencial o título de Maria,irmã de tidos os seres humanos.
"Salve,Maria!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário